A importância do Ferro no combate a anemia

O Ferro é um nutriente essencial ao organismo. Está associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. Por ter a capacidade de aceitar e doar elétrons, ele atua em diferentes processos no organismo.

A anemia ferropriva é causada pela falta de ferro e é a deficiência nutricional mais prevalente no mundo, afetando 33% das mulheres não grávidas, 40% das mulheres grávidas e 42% das crianças em todo o mundo. Cerca de 80% dos casos são causadas por uma alimentação inadequada que leva ao consumo insuficiente do mineral, especialmente nas fases da vida em que há uma maior demanda por ele. 

Os sintomas são típicos e incluem palidez, cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia. São consideradas pessoas do grupo de risco para a anemia ferropriva: mulheres em idade fértil, idosos, crianças e adolescentes em fase de crescimento, e indivíduos que passaram por cirurgia de redução de estômago. Porém, qualquer pessoa pode desenvolvê-la caso não receba a quantidade adequada de ferro na dieta ou tenha dificuldade de absorção.

Há dois tipos de ferro são fornecidos pela nossa alimentação: o ferro heme e o ferro não-heme. O ferro heme está presente em alimentos de origem animal, como carne bovina, frango e peixe, e o ferro não-heme é majoritariamente encontrado nos cereais e outros vegetais.  

O percentual de absorção do ferro heme gira em torno de 15% do total ingerido pelo indivíduo normal e de 35% naquele com baixa reserva de ferro. Já para o ferro não-heme, a absorção é bem menor, de cerca de 1 a 5%. Este teor varia substancialmente em função da presença de fatores químicos e alimentares, como é o caso das vitaminas C e A, que facilitam sua absorção. Por outro lado, os fitatos (encontrados em cereais e grãos), as fibras, os taninos (encontrado em chás e no café) e o cálcio dificultam sua absorção.

A ANVISA indica uma dose de ingestão diária de Ferro de 14 mg/dia. 

Se considerarmos que o fígado de boi é um dos alimentos mais ricos em Ferro (5,8 mg de Fe/100g) e que uma pessoa saudável capta cerca de 15% do Ferro heme ingerido, 100 g deste alimento suplementaria apenas 6,2% do ferro diário necessário. 

Existem vários alimentos ricos em Ferro heme, como carne vermelha (3,6 mg de Fe/100g) e ovos (2,1 mg de Fe/100g). E em Ferro não-Heme, como espinafre (2,4 mg de Fe/100g) e feijão preto (1,5 mg de Fe/100g). Mesmo com uma alimentação balanceada, a grande maioria da população não consegue ingerir a quantidade necessária de Ferro para se manter saudável Por isso uma suplementação mineral é tão importante. 

Benefícios do ferro para o organismo

  • Transporte de oxigênio nas células
  • Auxílio às funções do cérebro
  • Fortalecimento do cabelo
  • Geração de energia celular
  • Produção de hormônios
  • Bom funcionamento do sistema imunológico
  • Melhora a fertilidade e auxilia no período da amamentação
  • Melhora do desempenho atlético

Fontes de Ferro

Assim como vimos nos alimentos, a fonte de suplementação da ferro influencia no quanto nosso organismo consegue captar do mineral. A essa capacidade de absorção de nutrientes nós chamamos de biodisponibilidade.

As fontes inorgânicas de minerais ou as fontes de baixa biodisponibilidade, como o fumarato ferroso e o sulfato ferroso, não trazem todos os benefícios que nosso organismo necessita. Além disso, estas fontes podem ocasionar alguns efeitos colaterais como: coloração escura nas fezes, cãibras, dor abdominal ou estomacal, diarreia, náuseas, pirose, constipação intestinal e vômitos. Por isso é tão importante avaliar a lista de ingredientes de nossos suplemento.

Já o Bisglicinato Ferroso é uma das fontes de maior biodisponibilidade conhecidas atualmente, e por se tratar de um mineral quelatado com aminoácidos, apresenta uma alta biodisponibilidade. O Ferro Glicina Quelato (o Bisglicinato Ferroso da NPA), praticamente não causa efeitos colaterais e é amplamente absorvido pelo organismo, gerando mais benefícios aos consumidores.

Sempre analise o rótulo antes de comprar seu suplemento. Busque pelas palavras quelato ou bisglicinato na lista de ingredientes.
Suplemente sempre com minerais quelatados com aminoácidos, seu organismo merece!



Deixe seu comentário
A importância do Ferro no combate a anemia