Cálcio e Vitamina D - Por que suplementar?

Todos nós já vimos um suplemento de Cálcio e Vitamina D em uma farmácia.

Mas por que esses nutrientes são importantes? Quais benefícios eles podem trazer à nossa saúde? Todos os suplementos são iguais? Neste artigo, você obterá algumas respostas para essas perguntas.

Um dos grandes motivos da preocupação na suplementação de Cálcio é pelo aumento da nossa expectativa da vida. Com a população alcançando idade cada vez mais avançada, problemas de saúde associados a idosos tem sido temas de diversos estudos. Um dos dilemas encontrados é a saúde dos ossos.

Os nossos ossos são tecidos fisiológicos vitais e dinâmicos, que estão em constante atividade. Aproximadamente 99% do Cálcio do nosso organismo está no esqueleto. Os ossos atuam como uma reserva de cálcio, liberando parte desse mineral em nossa corrente sanguínea, quando necessário. Chamamos esse processo de Remodelagem Óssea.

Diferente de muitos nutrientes que nosso organismo armazena por tempo indefinido, doses consideráveis de cálcio são perdidas diariamente para a construção e manutenção de diversas estruturas do nosso corpo (pele, cabelo, suor, urina etc.). É necessária uma ingestão diária de Cálcio a fim de repor essas doses, pois caso contrário, iremos consumir a nossa reserva, desmineralizando os nossos ossos.

Vários fatores podem contribuir para o aparecimento da osteoporose, podendo ser etários, hormonais, mecânicos, genéticos e nutricionais. Para as mulheres com mais idade, esse risco é ainda maior, já que a osteoporose é uma decorrência comum da menopausa, onde a diminuição hormonal leva a uma aceleração da perda de massa óssea.

A vitamina D age como uma parceira do cálcio, já que ela auxilia na captação do mineral pelos ossos. Por esse motivo, a maioria dos estudos e formulações farmacêuticas associa essas 2 substâncias, visando otimizar a absorção do cálcio pelo organismo.

Nossa alimentação e suplementação pode ser uma grande aliada no combate a perda desse macronutriente. Um consumo adequado de Cálcio e Vitamina D, a partir dos alimentos e/ou suplementos é necessário para atingirmos níveis altos de densidade de massa óssea, principalmente no final da adolescência e início da vida adulta. Também é importante para diminuir a taxa de perda óssea numa idade mais avançada, conforme indicado num estudo conduzido por Wallace e Bellard em 2002.

Outros hábitos e condições também podem influenciar a saúde óssea, tais como: a atividade física, fatores ambientais, status hormonal, idade, etnia, genética, presença de alterações gastrintestinais, hepáticas e renais.

Nem todos os alimentos e suplementos de cálcio trazem os mesmos benefícios, pois há grandes diferenças na capacidade de absorção pelo organismo. Além da quantidade de cálcio oferecida diariamente, é fundamental considerarmos a sua biodisponibilidade, que, de forma simplificada, significa o quanto nosso organismo conseguirá aproveitar da substância que ingerimos e o quanto ele eliminará no final da digestão.

A NPA é uma pioneira nacional em minerais altamente biodisponíveis e em nosso portfólio apresentamos 2 opções para formulações de produtos com cálcio: o Cálcio Biometal (Bisglicinato de Cálcio) e o Cálcio Citrato Malato (CCM).

Nesse artigo daremos enfoque ao Cálcio Citrato Malato.

O CCM é uma molécula orgânica formada pela reação do mineral Cálcio com 2 ácidos, comumente presentes nas frutas: o Ácido Cítrico (laranja, limão) e o Ácido Málico (maçã, cereja, pêssego, ameixa etc.).

Essa interação dos ácidos com o Cálcio torna o mineral mais solúvel e potencializa sua absorção pelo nosso organismo. Diversos estudos apontam o Cálcio Citrato Malato como uma fonte eficaz e segura de cálcio. Esta característica se evidencia quando comparado a outra fonte amplamente utilizada, o Carbonato de Cálcio, que, por ser um composto inorgânico, é pouco absorvido e pode causar desconfortos estomacais.

Alguns estudos foram realizados onde se mediu a quantidade de Cálcio presente na urina das pessoas que foram suplementadas com diferentes fontes de cálcio. Foi observado uma grande eliminação do mineral nas fontes inorgânicas de cálcio, mas não no CCM. Isso comprova que a biodisponibilidade, ou a taxa de absorção do mineral pelo organismo, é maior quanto suplementamos com o CCM. Esta propriedade contribui para o ganho de massa óssea em diferentes faixas etárias. Além disso, o Cálcio Citrato Malato da NPA é hipoalergênico e possui declaração de veganismo.

Fortaleça já seus ossos com o Cálcio Citrato Malato da NPA e sintetize um futuro mais saudável.

Cálcio e Vitamina D - Por que suplementar?