Os benefícios dos aminoácidos no campo

Os aminoácidos são substancias orgânicas que tem como principal função, formar proteínas, que exercem diversas funções dentro das plantas. Além disso, os aminoácidos são também fontes de nutrientes, ativadores do metabolismo e participantes de inúmeras vias metabólicas, contribuindo até mesmo para a produção de energia na forma de ATP.

O fornecimento dos aminoácidos na agricultura favorece o balanço energético entre a fotossíntese e a respiração das plantas. São fontes de nitrogênio orgânico, representando um ganho de energia bastante considerável em comparação com as formas nítricas e amoniacais.

A suplementação exógena dos aminoácidos incrementa o transporte dos minerais, a preservação e promoção das ações enzimáticas, a formação dos fitohormônios e o retardamento da senescência. Além disso fortalece os mecanismos de defesa natural das plantas contra situações adversas.

Ao suplementarmos a planta com aminoácidos potencializamos a ação dos fertilizantes, gerando um aumento produtivo.  De forma geral, os aminoácidos atuam como anti-stressantes, promovendo maior tolerância ao estresse hídrico, térmico, salino e luminoso, além de melhorar a tolerância ao ataque de doenças e pragas. No quesito nutrição, eles aumentam a eficiência na assimilação dos nutrientes.

A NPA preza pela alta qualidade de nutrição de seus produtos e por isso desenvolvemos o PROTEMAX, um fertilizante com altas concentrações de aminoácidos balanceados ofertando a planta uma facilidade para expressar seu potencial produtivo máximo.  Diferente da maior parte dos produtos comerciais a base de aminoácidos, o Protemax possui um aminograma padrão que garante a sua fórmula constante e facilita a sua aplicação.

Todos os aminoáciodos presentes no Protemax são L-aminoácidos, que são os aminoácidos biologicamente ativos, por serem moléculas que desviam a luz para a esquerda (levogiros), os D-aminoácidos (dextrogiros) não possuem a mesma ação, por isso é muito importante confiarmos na fonte de aminoácidos que estamos ofertando a nossa lavoura.

Existem cerca de 20 aminoácidos essenciais nas plantas e descreveremos aqui alguns dos mais importantes:

Glicina – Por ser precursora da síntese de clorofila ela ajuda a manter a eficiência fotossintética da planta, age nos mecanismos de defesa das culturas e auxilia no armazenamento de água da planta durante o período de déficit hídrico.

Prolina – Protege as plantas de alguns compostos tóxicos que são formados durante o período de estresse hídrico. Ela também auxilia nos processos bioquímicos, fisiológicos e enzimáticos trazendo melhorias de crescimento, desenvolvimento e produtividade mesmo em condições adversas, como no estresse salino e térmico.

Arginina – Atua no desenvolvimento radicular e aumenta a solubilidade e absorção de nutrientes, sendo o aminoácido mais importante para a translocação dos mesmos no floema.

Ácido glutâmico – Participa na produção dos hormônios de crescimento e contribui na síntese de outros aminoácidos, colabora também na fixação do gás carbônico.

Ácido Aspártico – Além de ser uma fonte de Nitrogênio, o ácido aspártico é responsável pela translocação de N via floema.

Lisina – tem como função a ativação da clorofila e age como uma retardadora da senescência (envelhecimento da célula vegetal)

O uso combinado dos aminoácidos de forma balanceada traz grandes benefícios a lavoura. Associados ao tratamento de sementes, os aminoácidos ainda apresentam um melhor enraizamento das plantas, tornando-as mais saudáveis e uniformes. Já no tratamento via foliar, os benefícios vão desde os estágios de desenvolvimento até o enchimento de grãos e frutos, o que traz uma elevação na produtividade.

Em suma os aminoácidos trazem equilíbrio ao metabolismo das plantas, e quando suplementados, economizam uma demanda energética que a planta teria ao sintetizá-los para cumprir suas funções. Por isso o uso de aminoácidos na agricultura é cada vez mais necessário.

Os benefícios dos aminoácidos no campo
Os benefícios dos aminoácidos no campo
Os benefícios dos aminoácidos no campo


Deixe seu comentário
Os benefícios dos aminoácidos no campo